top of page

“Multiplique-se”. Tudo começou com essa palavra.

Atualizado: 20 de set. de 2020

Por Raquel Rocha Toledo - Terapeuta Cristã

Deus honrou-me. Agora não consigo mais atender à demanda de novos pacientes. E é isso que entendo ser o “multiplique-se” de Deus.

Foi depois de ouvir claramente o comando de Deus em uma madrugada, que a terapeuta e missionária Raquel Rocha, começou a sonhar e projetar a Rede Volare.


“Desde janeiro deste ano, comecei a atender muitos pacientes tanto por vídeo conferência, quanto no consultório. Em julho, tive uma superlotação de agenda. Mesmo assim, quase todos os dias tinha que dizer não a alguém. Em setembro, comecei a sentir um peso espiritual por causa disso e comecei a orar: Deus, o que o Senhor quer me mostrar? Compartilhei com meus intercessores e eles também começaram a interceder. Em uma madrugada, perdi o sono e entendi claramente um comando em uma só palavra: “MULTIPLIQUE-SE!”


Cheguei ao Ministério Oásis em janeiro de 2007. Aceitei o desafio de atuar como administradora e conselheira cristã, uma vez que já era graduada em Teologia desde 1998. Por um ano, oramos sobre duas possibilidades: terminar o curso de Administração em Marketing ou cursar Psicologia. Ficou claro que eu deveria enveredar pela Psicologia. Todas as portas se abriram.


No 7º período, tive uma matéria que estudava o Código de Ética do psicólogo. Ao me aprofundar na questão, percebi que não poderia trabalhar com os conteúdos da teologia junto com “princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentadas na ciência psicológica”. Entrei em crise, pois o foco do Oásis é a liderança cristã. Resolvi minha crise entendendo que não me filiaria ao Conselho Regional de Psicologia (CRP), e assim, não me submeteria aos ditames da categoria que me trariam obstáculos, para eu fazer a ponte entre os dois conhecimentos.

Como disse Agostinho, “toda verdade é verdade de Deus”, não importa se encontrada na Teologia ou na Psicologia, lembrando que a Teologia também é uma ciência. Significa, também, que a ponte entre esses dois saberes é estabelecida, mas que a Palavra de Deus (a Bíblia) terá sempre a supremacia. 

Toda essa problemática é repassada e explicada ao paciente. Se ele quer apenas a Psicologia, esclareço que não sou a terapeuta adequada para ele. E para o caso do aceite à minha condição de Terapeuta Cristã, isso é devidamente homologado em um termo de ciência expresso entre as partes.


Deus honrou-me. Agora não consigo mais atender à demanda de novos pacientes. E é isso que entendo ser o “multiplique-se” de Deus. Estou treinando outros profissionais que querem usar a mesma metodologia. Esse time já tem nome – Volare (Voar em Italiano).



*Raquel Toledo é terapeuta cristã, idealizadora do Volare, graduada em Teologia e em Psicologia.


122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page