top of page

Por que tenho medo de fazer terapia?

por Katia Wutzke Silva - Terapeuta Cristã


"Nosso objetivo é ajudar você a experienciar essa resistência, e não simplesmente superá-la."

Você já se perguntou por que sente medo de fazer terapia? Essa resistência é natural e ocorre devido à relação entre você e o terapeuta. Ela é uma forma de autoproteção diante de situações que parecem ameaçadoras, especialmente quando sentimos que não temos apoio interno suficiente para enfrentá-las. Essa resistência também pode ser uma expressão profunda de alguma necessidade pessoal.


A origem da resistência está na nossa relação com os outros. Ela surge da vulnerabilidade da infância, quando sentimos a dor de perceber que não somos perfeitos, que nem sempre somos aceitos ou amados.


No Volare, acreditamos que a resistência não deve ser evitada ou combatida. Em vez de tentar removê-la, procuramos focar nela, reconhecendo-a como parte da sua identidade e uma maneira de estar no mundo. Nosso objetivo é ajudar você a experienciar essa resistência, e não simplesmente superá-la. Você precisa de uma experiência real, e não apenas de explicações.


Nosso desafio como terapeutas é entender o que a sua resistência está tentando comunicar; há algo valioso nesse comportamento. Isso é possível quando nos aliamos à sua resistência, posicionando-nos ao lado do seu eu mais amedrontado.


Durante a terapia, muitos dos medos e expectativas que você tem em outras relações também aparecem. Nosso objetivo é conectar-nos com você, e não apenas com teorias. Quando conseguimos nos aliar à sua resistência, oferecemos uma nova experiência de relação, mostrando que há alguém que se importa — um reconhecimento profundo de nossa humanidade comum. Estar escondido é uma realidade existencial para todos, não um estado patológico. E reconhecer nossa humanidade compartilhada é o que traz a cura.


Se você sente medo ou resistência em iniciar a terapia, saiba que isso é uma parte natural do processo. Estamos aqui para caminhar ao seu lado e ajudar você a encontrar um caminho de cura e autoconhecimento.

62 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page